Técnicos SCE

Os técnicos SCE são profissionais independentes que atuam na Certificação Energética dos Edifícios (reconhecidos pela ADENE) e que exercem a sua atividade como Peritos Qualificados (PQ) para a certificação energética ou como outros Técnicos do SCE (TRM, TGE e TIS) para instalação e manutenção de edifícios e sistemas, bem como a gestão dos consumos de energia dos edifícios e de inspeção periódica de sistemas técnicos abrangidos pelo SCE.

Peritos Qualificados

Os Peritos Qualificados (PQ) são técnicos responsáveis pela avaliação energética dos edifícios e respetiva emissão do Certificado Energético. Estes profissionais são formados em arquitetura ou engenharia, com qualificações específicas e experiência mínima de 5 anos, que atuam no âmbito do Sistema de Certificação Energética dos Edifícios (SCE).

Compete aos Peritos Qualificados  o seguinte:
O Perito Qualificado tem duas categorias profissionais, PQ-I e PQ-II, cujas atividades estão enquadradas nos regulamentos específicos, respetivamente o Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Habitação (REH) e o Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Comércio e Serviços (RECS), constantes do Decreto-Lei n.º 118/2013 de 20 de agosto na sua mais recente redação.

Para acesso ao exercício da atividade de PQ consulte a Academia ADENE.

Outros Técnicos do SCE

Os outros Técnicos do SCE coordenam ou executam atividades de planeamento, verificação, gestão da utilização de energia, instalação e manutenção relativa a edifícios e sistemas técnicos e de inspeção periódica de determinados sistemas técnicos abrangidos pelo SCE.

Os outros Técnicos do SCE são subdivididos em três categorias TRM, TGE e TIS, com funções distintas ao nível de competências de atuação nos edifícios e sistemas técnicos, a saber:

Para acesso ao exercício da atividade de Técnico SCE (TRM, TGE ou TIS) consulte a Academia ADENE.