Sabia que…

Para o apoiar na implementação das medidas de melhoria indicadas no Certificado Energético foram desenvolvidos guias de eficiência energética que explicam as vantagens e as considerações a ter na decisão de implementar as medidas:

o que fazer antes de avançar para a obra, pedido de orçamentação, o acompanhamento da obra, cuidados de operação e de manutenção, entre outros.

Sabia que menos de 10% dos edifícios em Portugal têm um nível de isolamento térmico de paredes adequado? E que se a sua habitação é anterior a 1990 e nunca foi reabilitada, então é possível que não tenha isolamento?

checkO isolamento térmico de paredes conduz à:

  • Melhoria do conforto térmico e acústico.
  • Minimização de condensações melhorando espaço interior da habitação.
  • Redução do valor da fatura de energia.

Saiba mais sobre isolamento de paredes


Sabia que as coberturas são fundamentais para o conforto de uma habitação e responsáveis por ganhos e perdas de calor? Em média, as coberturas representam 30% das perdas de calor numa habitação.

checkO isolamento térmico de uma cobertura permite:

  • Conservar a temperatura no interior da sua habitação melhorando o conforto da mesma.
  • Minimizar a necessidade de utilização de equipamentos para aquecer e arrefecer os espaços.
  • Atenuar o sobreaquecimento dos espaços no verão devido aos ganhos solares.

Saiba mais sobre isolamento de coberturas


Sabia que cerca de 75% das janelas dos edifícios em Portugal são de vidro simples e que uma janela de vidro duplo não é um garante de uma janela eficiente?

checkJanelas eficientes são janelas que, pelas suas características, contribuem para aumentar o isolamento térmico e acústico das habitações.
checkExiste uma etiqueta energética CLASSE+ para as janelas informe-se em www.classemais.pt.

Saiba mais sobre janelas eficientes


Sabia que a forte incidência do sol nos vidros, pode representar um aumento significativo da temperatura numa habitação, e que a inexistência de proteções solares pode aumentar a temperatura interior entre 1ºC a 10ºC”?

checkAs proteções solares exteriores mais eficazes evitam os ganhos de calor até 96%, enquanto as interiores apenas 62%.
checkO conjunto vidro e proteção solar deve ser adaptável, permitindo captar mais calor no inverno e reduzir a exposição solar no verão. Os cuidados na proteção solar devem ser tanto maiores quanto maior for a área envidraçada.

Saiba mais sobre proteções solares


Sabia que 96% dos edifícios residenciais existentes possuem ventilação natural ou mista apenas com recurso a extratores na cozinha e nas instalações sanitárias?

check Com a ventilação adequada da sua habitação evita condensações e a concentração de poluentes no seu interior e pode melhorar a qualidade do ar interior.
check Uma ventilação eficaz garante uma renovação mínima de 40 a 60% do ar da habitação, por hora.

Saiba mais sobre ventilação


Sabia que Portugal dispõe de um número médio de 1700 a 3000 horas de sol por ano, mas só a partir de 2006 passou a ser obrigatória a instalação de sistemas solares térmicos?

check A energia solar térmica permite reduzir o valor da sua fatura de energia.
check A energia solar térmica é uma fonte de energia renovável inesgotável que pode garantir até 70% das suas necessidades de água quente sanitária;
check Os sistemas solares térmicos também possuem etiqueta energética.

Saiba mais sobre sistemas solares térmicos


Sabia que cerca de 90% do calor gerado numa lareira aberta é libertado pela chaminé, sendo que apenas 10% aquece efetivamente o compartimento?

checkSegundo estatísticas nacionais, a lenha representa cerca de 67% do consumo de energia para aquecimento ambiente nas casas portuguesas, no entanto, apenas representa aproximadamente 25% da despesa com energia.
check Recuperadores de calor e salamandras reduzem o valor da fatura de energia, melhoram o conforto térmico e recorrem a uma fonte de energia renovável.

Sabia que a produção de água quente é o segundo maior fator de consumo de energia nas casas portuguesas?

check Os esquentadores a gás são os equipamentos de produção de água quente mais utilizados nas habitações portuguesas.
check As caldeiras de condensação aproveitam o calor dos gases da combustão, transmitindo-o ao circuito de água quente sanitária e/ou ao circuito de aquecimento.
check Esquentadores e caldeiras também possuem etiqueta energética.
check Tenha em conta o “Perfil de carga do aquecedor” constante da etiqueta energética e sobre a forma de uma torneira, no caso de equipamentos para águas quentes sanitárias.

Saiba mais sobre esquentadores e caldeiras


Sabia que apenas 0,5% do consumo de energia nas casas portuguesas é destinado ao arrefecimento da habitação?

checkEquipamentos de ar condicionado com sistema “inverter” permitem reduzir o consumo de energia em cerca de 30%, quando comparados com sistemas convencionais.
checkAlguns equipamentos, nomeadamente bombas de calor, podem conciliar as funções de climatização e de produção de água quente sanitária.
checkUm ar condicionado é, em média, 3 a 4 vezes mais eficiente que um radiador a óleo;

Saiba mais sobre ar condicionado


Sabia que um sistema solar fotovoltaico produz energia elétrica apenas durante o dia, necessitando de armazenamento se quiser beneficiar dessa energia em períodos sem sol?

checkSe reside numa moradia ou num prédio de apartamentos, com cobertura adequada, sem sombras e de fácil acesso, pode equacionar instalar um sistema solar fotovoltaico;
checkA tecnologia solar fotovoltaica tem um elevado potencial de integração nos edifícios, como elemento constituinte da cobertura ou da fachada;
checkA evolução desta tecnologia tem tornado este tipo de solução cada vez mais relevante e com períodos de retorno de investimento mais curtos.