Com ventiladores Ligados [m3/h] Desligados [m3/h]
por insuflação 0
via infiltração

Caso o edifício disponha de ventilação mecânica, os caudais de ar novo respectivos devem ser considerados no campo “insuflação/ventiladores ligados”. As infiltrações com ventilação ligada e desligada podem ser estimadas com recurso a ferramenta de cálculo.

Caso o edifício disponha de ventilação natural:

  • no período de ocupação assumido para o edifício, deve ser considerado o caudal de ar novo correspondente ao valor mínimo obtido pelo método prescritivo, como indicado nas Tabelas I.04 e I.06 da Portaria n.º 349-D/2013. Esse caudal será indicado na célula da folha de cálculo STE-Monozona “infiltração/ventiladores  ligados”. A razão pela qual o preenchimento não é feito na célula “insuflação/ventiladores ligados” está associada ao facto de estar prevista a atualização da folha de cálculo para contabilizar a eficiência de recuperação de calor na ventilação, que estará diretamente associada a esta célula;
  • durante o período de “não ocupação” do edifício, deve ser considerado, o valor de caudal de ar de infiltração correspondente ao valor  determinado pela folha de cálculo do LNEC “VENTILACAO_Rph”. Este valor deve ser indicado na folha de cálculo STE-Monozona na célula “infiltração/ventilação desligados”.

 

Close Menu