Sendo conhecido o contributo renovável associado à bomba de calor, este deverá ser incluído nos termos Eren,p e IEEren, respetivamente para edifícios no âmbito do REH e RECS.

Apresentam-se abaixo como exemplo, os cálculos a considerar na determinação de Ntc de uma fração com uma área de 100m2, necessidades de aquecimento de 5000kWh/ano e um SCOP = 4,43.

As necessidades nominais de energia primária de um edifício de habitação resultam da soma das necessidades nominais específicas de energia primária relacionadas com os vários usos, aquecimento, arrefecimento, produção de AQS e ventilação mecânica, deduzidas de eventuais contribuições de fontes de energia renovável, de acordo com a seguinte expressão:

Sendo as necessidades de energia para o uso de aquecimento, garantidas através de uma bomba de calor, podemos desagregar o termo relativo ao aquecimento ambiente, em duas componentes, uma renovável e outra não renovável, ou seja:

Admitindo que a parcela renovável é função do desempenho da bomba calor, traduzido pelo seu SCOP, temos:

Procedendo às substituições, obtêm-se:

Segundo o previsto no número 3.1 do Despacho n.º 15793-I/2013, η_k toma o valor de 1 no caso de sistemas para aproveitamento de fontes de energia renovável, pelo que η_renovável=1.

Admitindo a inexistência de perdas ao nível da bomba de calor, poder-se-á admitir que η_(não renovável)=1.

Procedendo ao cálculo do termo relativo ao aquecimento ambiente, obtêm-se o seguinte:

Para efeitos de contabilização da componente renovável associada ao parâmetro Eren,p, este deve ser calculado da seguinte forma:

Verificamos assim que o termo relativo às necessidades nominais de energia para aquecimento, no caso de uma bomba de calor, se divide numa componente não renovável de 28,22 kWh/(m2.ano) e numa componente renovável de 38,71 kWh/(m2.ano).

Na expressão de cálculo do Ntc, esta componente renovável é anulada pelo termo Eren,p, restando apenas a componente não renovável de energia para aquecimento.

A abordagem acima apresentada deve ser usada quer na determinação do contributo renovável de bombas de calor para os usos aquecimento, arrefecimento e produção de águas quentes sanitárias de edifícios de habitação, no âmbito do cálculo de Ntc, quer no cálculo do IEE de edifícios de comércio e serviços.

 

Close Menu